
(Foto: Freepik)
Visando o entendimento quanto a importância da reciclagem para o meio ambiente, é necessário entender alguns pontos relacionados a nossa sociedade.
A reciclagem é fundamental para evitarmos o esgotamento dos recursos naturais disponíveis. Analisando de forma simples, ela é o processo de reaproveitamento de objetos já usados, com o intuito que novos produtos sejam confeccionados a partir deles.
No quesito economia, o ato de reciclar gera riquezas, devido ao fato de empresas se valerem desse “serviço” para redução de custos no processo produtivo, ao passo em que contribuem para a preservação do meio ambiente. Ao mesmo tempo, a reciclagem gera uma cadeia de produção, criando oportunidade de emprego para pessoas e famílias, como: catadores de papel e alumínio e trabalhadores que desempenham diversas funções dentro de cooperativas ou usinas de reciclagem.
No quesito meio ambiente, são diversos os benefícios da reciclagem, iniciando pela redução da poluição do ar, das águas e do solo; com a maior adesão da população à coleta seletiva e à reciclagem, há também uma importante diminuição do volume de resíduos despejados diariamente em ruas e terrenos, assim como em lixões, depósitos de lixo e aterros, chegando, em localidades onde a adesão da população à coleta e à reciclagem é grande, a não haver mais necessidade de criação ou manutenção destes.
Os materiais mais reciclados são: papel, vidro, plástico e alumínio. Desta forma, vale lembrar que a reciclagem é peça fundamental na preservação e na melhoria de nosso planeta!
Fonte: Dinâmica Ambiental.