
(Foto: Freepik)
Você sabia que a água, terra, fogo e ar trazem muitos aprendizados lúdicos para nossos pequenos?
Abaixo, o Centro de Referências em Educação Integral listou as características e algumas brincadeiras, de acordo com cada elemento da natureza.
Água:
As brincadeiras que se relacionam com o elemento água envolvem, por princípio, a fluidez. “É sobre diminuir a rigidez e os traumas que ficam no corpo, as reprimendas de uma educação rígida, muito lógica e mental. É a fluidez de transitar pelos saberes com liberdade”, explica Piorski. Neste sentido, além de banhos de piscina, rio e mar e esguichos, entram nesse recorte o brincar com matéria moles, pegajosas, amassar argila, deslizar na grama ou, até mesmo, passar cola na mão e deixar secar para depois arrancar as cascas.
Fogo:
Simbolicamente, o fogo representa a ruptura com a cultura, com o tabu e está ligado à desobediência e à coragem. As brincadeiras do fogo têm a ver com as luminescências, como as velas, o Sol, a fogueira e as bombinhas. Também se relacionam com as tecnologias como a televisão, cinema, videogame e brincadeiras com lanternas. Estão relacionadas ainda às lutas e aos embates corporais e com aquilo que acolhe e dá senso de partilha, de reunião.
Terra:
As brincadeiras da terra são as que imitam a vida, que têm a ver com a gravidade social, a cultura, o peso das coisas e que inserem as crianças em um determinado contexto. Neste entendimento, brincar de casinha, de carrinho, fazer comidinha, ser vaqueiro, brincar de fazendinha, simular casamentos e outros ritos sociais se enquadram nesse elemento. Também se caracterizam como brincadeiras da terra as construções, o ato de serrar, pregar e outros que trazem o impacto.
Ar:
O ar é deslocamento, ver de longe, sob outra perspectiva. É sublimar as dores, transcender situações da cultura, desprender a gravidade social. As brincadeiras envolvendo esse elemento da natureza são próprias da reflexão, do pensamento lógico e racional. Estão relacionadas com atividades de fuga, flutuações, brincar com pipas, com o deslocamento do chão como andar de perna de pau e sensações de voar, a exemplo dos saltos ou tentar acompanhar os animais que voam.
Fonte: Trechos extraído do site Educação Integral.